As estrias, uma das principais preocupações das grávidas, assemelham-se a pequenas cicatrizes e resultam da associação do aumento do peso e do volume corporal, mas também da modificação hormonal que ocorre no organismo, pelo que têm tendência a surgir na grávida, frequentemente na barriga, quadris, coxas e seios.
Apesar da nossa pele ter algum grau de elasticidade, quando sujeita a uma distensão rápida, as suas fibras de elastina, fibronectina e colagénio podem eventualmente quebrar e, consequentemente, ocorrer a formação de estrias. Especialmente durante os nove meses de gestação, algumas hormonas (cortisol e estrogénios) reduzem a eficiência dos fibroblastos, as células que produzem colagénio, fibronectina e elastina, essenciais para a flexibilidade e resistência da pele.
Para dizer adeus às estrias, a chave para o sucesso está em prevenir. Hidratar a pele é fundamental, logo a partir do primeiro trimestre, evitando que a pele desidrate e perca elasticidade.
Para que a gravidez não deixe marcas na pele:
- Todos os dias, depois do banho, e de manhã e à noite, aplique creme hidratante ou cremes direcionados para a prevenção de estrias, em movimentos lentos e circulares, para dar mais elasticidade à pele e estimular a circulação, em particular nas zonas propensas ao aparecimento de estrias;
- Faça uma esfoliação, uma vez por semana utilizando um esfoliante especialmente formulado para peles sensíveis: a penetração dos ingredientes ativos hidratantes será otimizada pela remoção de impurezas da epiderme e ganhará uma pele suave e macia;
- Privilegie cremes com propriedades hidratantes reconhecidas que podem ser usados na gravidez;
- Beba entre 1,5 a 2 L de água por dia.
- Mude de tamanho de soutien ao longo da gravidez, consoante o aumento dos seios;
Se tiver o peito grande ou sentir desconforto, use um soutien para dormir, para que os seios estejam sempre apoiados.
Alguns exemplos de cremes anti-estrias: