A próstata é uma glândula sexual masculina que se localiza por baixo da bexiga, em frente ao recto, e dentro da qual passa a uretra, o canal da urina. Tem o tamanho aproximado de uma noz e produz um líquido espesso que nutre os espermatozóides e faz parte do sémen, o fluido liberado pelo pénis durante a ejaculação.
À medida que o homem envelhece, a próstata aumenta de tamanho, causando desconforto urinário. Quando se torna maior e mais rígida é necessário acompanhamento médico, pois tanto pode haver uma hiperplasia benigna (HPB) como um processo canceroso.
Quais os sintomas de problemas na próstata?
Sintomas como diminuição ou descontinuidade do fluxo urinário e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após a micção; necessidade frequente de urinar (especialmente à noite), indicam que a próstata está a pressionar a uretra, o que pode causar problemas na bexiga e nos rins.
O que é teste de PSA?
PSA é um ingrediente do sémen produzido pela próstata que aparece em taxas normais de sangue. O teste do antígeno prostático (PSA) é um exame de sangue que mede essa quantidade. Se o resultado mostrar que está acima do normal, significa que há alterações na glândula e o médico poderá recomendar outros exames para determinar a melhor forma de tratamento.
As taxas normais são:
· 2.5 mg/ml para homens entre 40-50 anos
· até 4.0 mg/ml para homens entre 50-60 anos.
· O nível de PSA maior que 4.0mg/ml pode indicar cancro de próstata.
Quando o homem deve começar a fazer o exame de PSA?
· Antes dos 40 anos - caso apresente algum sintoma· A partir dos 40 anos - caso tenha história de cancro de próstata na família· A partir dos 50 anos - anualmente, mesmo sem sintomas.
Homens que já fizeram cirurgia de esvaziamento da próstata devem continuar a fazer o exame de PSA anualmente, pois os problemas podem voltar a parecer.